A Escola Superior de Auditoria Pública – ESAP é um órgão criado por membros da carreira de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, no âmbito do Departamento de Estudo e Pesquisa do Centro de Auditores Públicos Externos do TCE RS.
O desafiante cenário em que se inserem a sociedade, o estado e a administração pública representa proporcional oportunidade de transformações pela via da alavancagem das capacidades não somente dos atores estatais, como dos cidadãos.
Nesse espaço destacam-se os agentes públicos – agentes políticos e servidores públicos – interagentes no ciclo de gestão pública em cujo centro estão os órgãos de planejamento, de execução e de controle.
Trata-se de um ambiente complexo – plural, multifacetado e dinâmico – intensivo em pessoas e conhecimento, sob fortes tensões por recursos e demandas sociais crescentes e legítimas. Responder a esses desafios, entre outros importantes aspectos, requer intensos investimentos de produção, disseminação e mobilização de conhecimento. É neste contexto que se insere a Escola Superior de Auditoria Pública – ESAP que, em consonância com as suas diretrizes regimentais destina-se a promover, segundo diferentes arranjos organizacionais.
incentivos
IDENTIDADE INSTITUCIONAL DA ESAP
PROPÓSITO
Contribuir com a ampliação das capacidades estatais pelo avanço de competências necessárias ao desenvolvimento dos Governos, da Administração Pública e da Sociedade
VISÃO
Construir-se como órgão de reconhecida excelência na promoção de ações de educação, produção e disseminação de conhecimento no campo do controle da Administração Pública
VALORES
Excelência técnica, científica, profissional, Integridade, Transparência, Colaboração e Autonomia
Diretrizes das ofertas de educação
Desenvolvimento
Desenvolvimento de ações de educação definidas a partir das reais necessidades para o avanço de capacidades estatais e competências técnicas e gerenciais no campo do controle da administração pública orientadas pelo interesse público e com vistas à criação de valor público e transformação da sociedade;
comprometimento
Constituição de um quadro docente qualificado em termos de formação acadêmica, experiência profissional e comprometimento com o interesse público;
Inovação
Expansão e adoção de metodologias de aprendizagem inovadoras e compatíveis com o campo de atuação da Escola;
capacitação
Por ações de qualidade se entendem aquelas que atendam prioritária e efetivamente às necessidades de capacitação dos interessados;
multidisciplinaridade
Soluções em educação inspiradas na multidisciplinaridade, na criatividade e na inovação de conteúdo e metodológica;
cooperação
Formato de atuação em rede, privilegiando a cooperação e parcerias;
valorização
Valorização do docente e estímulo ao seu desenvolvimento contínuo;
ATUAÇÃO ESAP
Escola Superior de Auditoria Pública
A proposta institucional da Escola fortalece a promoção de ações de educação, pesquisas e publicações capazes de gerar conteúdo significativo e transformador para desenvolvimento de competências em direção a atuação transformadora na administração pública e na sociedade.
UNIVERSO DE TRANSFORMAÇÃO
Cursos “livres”, de extensão, de aperfeiçoamento e de pós-graduação
Diretoria da ESAP
O corpo docente da ESAP constitui seu principal esteio e ativo. Integrado por profissionais que combinem formação teórica e prática em relação às diferentes áreas de conhecimento, associada à competência didático-pedagógica.
Profa. Esp. Debora Brondani da Rocha
Vice-Direção
Auditora Pública Externa do TCERS desde 2007
Prof. Ms. Leonardo Jorge Victor Nascente Ferreira
Coordenação-Geral
Auditor Público Externo do TCERS desde 2009