SOBRE A ESAP

A Escola Superior de Auditoria Pública – ESAP é um órgão criado por membros da carreira de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, no âmbito do Departamento de Estudo e Pesquisa do Centro de Auditores Públicos Externos do TCE RS.

O desafiante cenário em que se inserem a sociedade, o estado e a administração pública representa proporcional oportunidade de transformações pela via da alavancagem das capacidades não somente dos atores estatais, como dos cidadãos.

Nesse espaço destacam-se os agentes públicos – agentes políticos e servidores públicos – interagentes no ciclo de gestão pública em cujo centro estão os órgãos de planejamento, de execução e de controle.

Trata-se de um ambiente complexo – plural, multifacetado e dinâmico – intensivo em pessoas e conhecimento, sob fortes tensões por recursos e demandas sociais crescentes e legítimas. Responder a esses desafios, entre outros importantes aspectos, requer intensos investimentos de produção, disseminação e mobilização de conhecimento. É neste contexto que se insere a Escola Superior de Auditoria Pública – ESAP que, em consonância com as suas diretrizes regimentais destina-se a promover, segundo diferentes arranjos organizacionais.

incentivos

Parcerias, Convênios e Cooperação
Cursos, Seminários e Afins para o Desenvolvimento de Competências
Estudos e Pesquisas para a Produção de Conhecimento
Cadernos, Periódicos e Livros para a Disseminação de Conhecimento

IDENTIDADE INSTITUCIONAL DA ESAP

PROPÓSITO

Contribuir com a ampliação das capacidades estatais pelo avanço de competências necessárias ao desenvolvimento dos Governos, da Administração Pública e da Sociedade

VISÃO

Construir-se como órgão de reconhecida excelência na promoção de ações de educação, produção e disseminação de conhecimento no campo do controle da Administração Pública

VALORES

Excelência técnica, científica, profissional, Integridade, Transparência, Colaboração e Autonomia

Diretrizes das ofertas de educação

Desenvolvimento

Desenvolvimento de ações de educação definidas a partir das reais necessidades para o avanço de capacidades estatais e competências técnicas e gerenciais no campo do controle da administração pública orientadas pelo interesse público e com vistas à criação de valor público e transformação da sociedade;

comprometimento

Constituição de um quadro docente qualificado em termos de formação acadêmica, experiência profissional e comprometimento com o interesse público;

Inovação

Expansão e adoção de metodologias de aprendizagem inovadoras e compatíveis com o campo de atuação da Escola;

capacitação

Por ações de qualidade se entendem aquelas que atendam prioritária e efetivamente às necessidades de capacitação dos interessados;

multidisciplinaridade

Soluções em educação inspiradas na multidisciplinaridade, na criatividade e na inovação de conteúdo e metodológica;

cooperação

Formato de atuação em rede, privilegiando a cooperação e parcerias;

valorização

Valorização do docente e estímulo ao seu desenvolvimento contínuo;

ATUAÇÃO ESAP

Escola Superior de Auditoria Pública

A proposta institucional da Escola fortalece a promoção de ações de educação, pesquisas e publicações capazes de gerar conteúdo significativo e transformador para desenvolvimento de competências em direção a atuação transformadora na administração pública e na sociedade.

formação profissional

Qualificar agentes públicos - agentes públicos (servidores e agentes políticos) das três esferas federativas e poderes, e outros profissionais interessados em administração pública;

formação para a cidadania

Metodologias para pessoas da sociedade interessadas especialmente em ações de educação orientadas para a promoção da cidadania e o controle social ou preparação para concursos públicos;

UNIVERSO DE TRANSFORMAÇÃO

São produtos passíveis de serem desenvolvidos pela Escola, conforme o estágio de maturidade em que estiver no transcurso de seu processo de institucionalização e, especialmente, das necessidades identificadas e deliberações sobre prioridades.

Cursos “livres”, de extensão, de aperfeiçoamento e de pós-graduação

Seminários, encontros técnicos e afins
Pesquisa e Produção de Conhecimento
Publicações de Livros, Manuais, Coletâneas, Periódicos, Relatórios de Estudos, Apostila e Outras
A promoção destas ações de educação poderá se processar de forma autônoma ou mediante parcerias firmadas a partir de protocolos de cooperação acadêmica com Universidades ou outras Instituições de Ensino Superior (IES) do País ou do exterior, outras Escolas de Governo e de Contas, e outras entidades qualificadas e devidamente reconhecidas que atuam no segmento de educação. Promover a realização de estudos, pesquisas e publicações constitui uma forma de produzir, assentar e disseminar conhecimento significativo e de impacto para a administração pública.

Diretoria da ESAP

O corpo docente da ESAP constitui seu principal esteio e ativo. Integrado por profissionais que combinem formação teórica e prática em relação às diferentes áreas de conhecimento, associada à competência didático-pedagógica.

Prof. Dr. Sandro Trescastro Bergue

Direção-Geral

Auditor Público Externo do TCERS desde 1994

Profa. Esp. Debora Brondani da Rocha

Vice-Direção

Auditora Pública Externa do TCERS desde 2007

Prof. Ms. Leonardo Jorge Victor Nascente Ferreira

Coordenação-Geral

Auditor Público Externo do TCERS desde 2009

parcerias institucionais

A ESAP estabelece parcerias institucionais com universidades, escolas de governo e de contas, e associações ou órgãos que se orientem para a promoção da educação sob a forma de ensino, pesquisa e publicações que compartilhem os nossos valores e propósitos.

Escola Superior de Auditoria Pública

Receba nossas novidades